O We (In) Férias é um projeto de inclusão de crianças com necessidades de apoio numa colónia de férias regular, com o objetivo de promover as suas capacidades de autonomia e interação com os pares, num contexto que promova a igualdade de oportunidades e de participação, nomeadamente, em atividades desportivas, recreativas e de lazer com os pares, colmatando a exclusão social. A inclusão das crianças com deficiência será facilitada por monitores com formação, atuando como eliminador de barreiras. Através desse apoio, cada criança com deficiência poderá participar nas atividades integrando um grupo de crianças da sua faixa etária.
Pretende-se, com este projeto, eliminar toda e qualquer barreira à participação das atividades planeadas, recorrendo ao apoio individualizado para potencializar esta inclusão. Para que este projeto seja possível foi estabelecida uma parceria técnica com o CCD 477 – Oeiras, pelo que todas as ações do We (In) Férias se encontram integradas nas Férias Jovens do CCD 477 – Oeiras, colónia de férias regular que surge como resposta para o período não letivo do verão do corrente ano. Assim, neste projeto cada criança com necessidades de apoio será integrada no seu respetivo grupo etário das Férias Jovens do CCD 477 – Oeiras, e realizará todas as tarefas e dinâmicas planeadas para o seu grupo.
A inclusão plena e adequada das crianças com necessidades de apoio nestas atividades apenas será possível através do apoio individualizado de um monitor recrutado e formado pela EMDIIP, cujo papel passa por promover oportunidades de aprendizagem, facilitar a participação de cada criança nas atividades do seu grupo, e eliminar possíveis barreiras à sua inclusão plena.
O custo da participação no We (In) Férias será de 100€, e englobará todo o apoio individualizado prestado pelo monitor, todas as atividades contempladas no plano e as refeições que são realizadas no refeitório da Escola Básica São Julião da Barra (Indicadas no programa).
O Programa de Atividades ainda está a ser finalizado, no entanto, alguns dos exemplos de atividades que podem ser realizadas são: Praia (Santo Amaro de Oeiras), Atividades dinamizadas pela equipa de monitores no Jardim Municipal de Oeiras, Piscina Oceânica, Quinta do Piruças, Jardim Zoológico, Oficina das Artes, Escape Room, Jogos Tradicionais, Gincana, Exposições, entre outras visitas a locais ainda por definir.
O programa decorrerá de 30 de junho a 25 de julho (4 semanas).
Este projeto é co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e pela Câmara Municipal de Oeiras, em parceria com o CCD-477.